Medindo a velocidade da marcha passivamente para diagnosticar doenças

October 2, 2022 0 By hdts

Você pode não perceber, mas quão rápido uma pessoa anda é um importante indicador de saúde geral. Todos nós instintivamente sabemos que ficamos visivelmente quando um resfriado ou a gripe atinge, mas monitorando a velocidade da marcha pode ajudar a diagnosticar uma infinidade de doenças e condições crônicas. Wearables como Fitbit seria uma maneira de monitorar a velocidade da marcha, mas a ciência da computação e o laboratório de inteligência artificial no MIT acha que há uma maneira melhor: um aparelho sem fio que mede a velocidade da marcha passivamente.

O sensor de Csail, apelidado de Witrack (PDF), é uma placa montada na parede que pode ser facilmente escondida como uma imagem ou espelho. Ele envia sinais de RF de baixa potência entre cerca de 5 e 7-GHz para realizar rastreamento de movimento 3D em tempo real. O sensor Witrack tem uma resolução de cerca de 8 cm nessas frequências. Com seus algoritmos de Wigait (PDF), a equipe do CSAIL liderada por [Chen-Yu HSU] é capaz de medir não apenas a velocidade geral de caminhada, mas também o comprimento do passo. Isso acaba sendo vital para prever o início de tais doenças como Parkinson, que tem uma marcha de embaralhamento muito característica na primeira fase da doença. Deficiências de mobilidade de outras doenças, como ALS e esclerose múltipla, também poderiam ser identificadas.

Witrack constrói no trabalho anterior do [HSU] com rastreamento de RF através de Wall. É bom ver uma nova técnica chegando mais perto de um produto útil, e estaremos assistindo para ver onde este vai.