Sintetizando o grafeno em seu laboratório de porão

October 12, 2022 0 By hdts

Estamos espantados que não se deparamos com nenhum dos projetos de [Robert Murray-Smith] antes. Olhando através de sua coleção de Uploads do YouTube prova que ele é um químico amador muito ativo (assumimos que este é um hobby porque ele realiza o experimento em um jarra de maionese). O vídeo que estamos com hoje é de cerca de dez minutos de sua técnica para sintetizar o grafeno. O vídeo pode ser visto após o intervalo. Seja advertido que o áudio não sincronize com o vídeo porque ele superduziu a apresentação para fixar a má qualidade do áudio do original.

O grafeno é algo de um composto du-jour quando diz respeito a pesquisa eletrônica. Você pode se lembrar de ler sobre o uso de queimadores de DVD para fazer filme de grafeno que vai pensar como super-capacitores para substituir as pilhas. [Robert] começa seu processo com um pote de ácido sulfúrico de 98% e ácido fósforo 75%. Ele derrama em grafite em pó (proporções químicas são essenciais aqui) e dá um redemoinho. Em seguida, algum permanganato de potássio é adicionado ao longo de cerca de cinco ou dez minutos. De lá, ele vai no prato de agitação por três dias de agitação constante. Durante esse período, o serviço irá de verde para marrom, indicando a presença de óxido de grafeno.

Ele continua a partir daí, mas é claro que ele não encontrou uma rota de ferro para o seu objetivo final de isolar o grafeno para uso na construção de coisas como os super-capitores que discutimos anteriormente. Se você tem um laboratório doméstico e algum interesse possivelmente pode contribuir para seus esforços.

[Obrigado Bruno]