Uma caixa preta para uma motocicleta
[Lukusz] tem uma nova motocicleta – uma yamaha xj6sa – bem como desde que não esteve em um acidente, ele acreditava construir uma caixa preta para registrar a telemetria dos últimos 30 minutos de equitação seria uma ótima ideia. Enquanto o trabalho ainda não é total, ele já está lendo dados vindo diretamente da unidade de gerenciamento do motor.
Depois de descobrir a maior parte da pinagem para o conector ECU do seu bicicleta, [Lukasz] descobriu um cabo que realmente não fez nada. Esta foi a linha K da ECU, uma saída serial que é capaz de retransmitir a especificação dos medidores para dispositivos externos. A especificação eletrônica da linha K é um pouco estranha, embora, embora felizmente depois de descobrir um chip para converter o sinal em algo que um analisador lógico pode entender.
Com um analisador lógico ligado à linha K – bem como defini-lo para chegar a 16064 Baud – [Lukasz] foi capaz de obter uma grande quantidade de dados diretamente de sua bicicleta. No futuro, ele planeja passar dados como velocidade, luzes de sinal, RPMs, bem como a engrenagem atual para um PI de framboesa para log.