O EEPROM HACK desbloqueia recursos aleijados no multímetro Agilent, bem como no Medidor de LCR
[GNIF] estava fazendo o que qualquer tipo de grande hacker faz … cutucando ao redor do interior de uma de suas ferramentas para ver exatamente como funciona. Enquanto lá, ele descobriu que um hack eeprom pode tornar a função agilent u1241a como o U1242A.
Se você está nesse tipo de coisa, o Hack Rigol 1052e já deveria ter se surgido. Esse foi um gadget aleijado de firmware que, quando desbloqueado, fez o design menos caro se comportando exatamente os mesmos métodos, pois é um irmão muito mais dispendioso. Isso não tem o mesmo impacto exato, já que a diferença de custo está em algum lugar entre US $ 20 a US $ 100. Ainda assim, esta coisa é legal, certo?
Algumas mensagens do thread ligadas acima [GNIF] compartilha a história de exatamente como ele descobriu o hack. Depois de encurtar as linhas I2C do EEPROM enquanto alinham o medidor, ele foi capaz de ver que o gadget inicializa uma grande quantidade de seus valores para 0xff quando não consegue descobrir os dados mantidos. O próximo passo foi utilizar uma placa STM32 para despejar o conteúdo do EEPROM. Com os dados de backup mantidos com segurança, ele começou a alterar os valores, além de refrescar o chip. Com este processo, ele descobriu que a alteração de um byte de 0x01 para 0x02 permitiu aos recursos do modelo mais alto. No entanto, funciona para atualizar o U1732C para o conjunto de funções U1733C.